Fui na IV Semana Acadêmica do CACS

Fui na IV Semana Acadêmica do CACS

A apresentação “O Planejamento, a Estratégia e a Inteligência” que fiz na Unicentro foi uma ótima oportunidade de reencontrar a instituição em que me formei e de prover algum conhecimento àquelas jovens almas buscando trilhar os árduos caminhos da propaganda e do jornalismo.

Image may contain: 1 person, standing and indoor
Apresentação “O Planejamento, a Estratégia e a Inteligência” na IV Semana Acadêmica do Centro Acadêmico Carmem da Silva. (Crédito: CACS)

Em 2004 fui presidente do CACOS, hoje CACS (Centro Acadêmico Carmem da Silva). Entrei em contato no perfil do Facebook deles e me disponibilizei para falar se houvesse algum espaço. E houve. A apresentação teve 2 horas e foi um grande compilado de conceitos, métodos, causos e dicas.

Houve espaço para uma breve homenagem à turma de 2003.

O começo da apresentação serviu para relembrar um pouco daquela época do curso de comunicação. Também serviu para indicar uma leitura que, para mim, foi muito importante quando estava na faculdade. O livro ‘Propaganda Ilimitada‘ do grande e saudoso Francesc Petit, o famoso Pê da DPZ.

Minha primeira leitura sobre Propaganda na faculdade. (Recomendo)

Expliquei um pouco sobre o Planejamento, a Estratégia e a Inteligência, sobre o quanto eles são dependentes e vivem interconectados, e sobre o quanto pode ser confuso, por isso o profissional deve se manter atento e pré-disposto a lidar com o caos.

A importância de se apreciar a beleza no caos.

Também conversamos sobre a beleza no caos, sobre o quanto o papel do planejamento é explorar, desvendar, investigar e organizar. E a partir desse entendimento, saber criar, mediar, estimular, desdobrar e sobretudo brifar. Nessa parte inclusive contei um pouco sobre o assunto do post ‘Planejar é escolher‘.

Como a metodologia de planejamento nos ajuda a resolver o caos.

Trocamos uma ideia sobre a importância da metodologia em Planejamento e sobre o quanto seguir a metodologia pode ser um grande aliado ao lidar com o caos.

Também disponibilizei algumas ferramentas para lidar no dia a dia do planejamento.

  • Ubersuggest — Melhor ferramenta gratuita de análise de palavras-chaves do mercado
  • Google Trends — Ferramenta para benchmarking de volumes de busca (e tendências de volumes de busca), além indicar palavras-chaves relacionadas.
  • Google Keyword Tool — Ferramenta do Google para análise de palavras-chaves, faz parte do Google Ads.
  • Google Search Console — Quando se tem instalado num site que já está publicado, ajuda com insights sobre como as pessoas chegam organicamente até o site e quais palavras-chaves que estão tendo mais aderência.
  • Google Analytics — Ferramenta megacompleta sobre o acesso dos usuários ao site, exibindo relatórios detalhados do desempenho do site.
  • Powerpoint, Keynote e Google Slides — Não adianta fazer um planejamento legal, tem que ter uma apresentação legal também.
  • Google Docs — para edição de texto, geralmente faço um documento de clipping da imersão e um roteiro da apresentação usando o Google Docs. Além disso, poder compartilhar esses documentos para edição da equipe faz o trabalho ser mais rápido.
  • Google Sheets — para mim, o Google Sheets é melhor que o excel, e eu uso mais do que acreditava ser possível, inclusive algumas funções muito interessantes que não tem no Excel e o recurso de compartilhamento com a equipe.
  • Twitter Search — para ter uma rápida análise sobre um determinado assunto, costumo usar o Twitter Search. Isso pois o Twitter não costuma usar algoritmos complexos para restringir a visibilidade filtrando dados. Por isso, numa visão global e mais orgânica, o Twitter consegue mostrar a realidade melhor do que a busca do Facebook e do Instagram, por exemplo.
  • TrendWatching — Os relatórios de tendências do TrendWatching são excelentes para se manter informado e atualizado. Embora tenha a versão paga, existem documentos publicados na rede que já trazem alguma ideia.
  • We Are Social — Os relatórios globais da We Are Social são extremamente importantes para saber de números globais das principais plataformas sociais e seus respectivos usuários.
  • SocialBakers — Além da ferramenta ser excelente, o conteúdo da SocialBakers é muito relevante.
  • Think With Google — Essa iniciativa da Google em trazer alguns dos insights e tendências numa publicação a parte é formidável. Todo planner deve dar uma olhada pelo menos uma vez por mês.

Pude perceber que essa fala levou uma série de informações novas para os presentes, o que me deixou feliz por poder participar nesse novo degrau na escada do conhecimento. Agradeço a todos por participarem, ao CACS por disponibilizar o espaço e ao Lucas Thimóteo e ao Renato Antunes, também egressos do curso de comunicação, que esteviram lá prestigiando o evento.

« Previous Post
Next Post »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *